Jandira Leite Titonel e seus sentidos
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena
Textos
Juca, o trambiqueiro

Já cedo, depois que OLAVO sai pro trabalho, a mulherada corre para a cozinha e conversa sobre os preparativos para a Festa Surpresa de OLAVO no dia seguinte. Bené lembra pra ninguém comentar com JUCA senão ele abre o bico! JUCA então vem  entrando pra pegar o que havia esquecido no sofá da sala, mas  bisbilhoteiro que é, para pra ouvir sobre o quê estariam conversando...
Não conseguiu entender o teor da conversa,mas ouviu bem que ADELAIDE IA FAZER UM BOLO  hoje  porque amanhã  ela precisa  sair cedo pra um compromisso e só voltará tarde. Alguém tem que ir lá para pegar o Bolo hoje, antes das 18h! JUCA  não  entendeu bem do que se tratava. Mas ouviu bem que alguém tinha que pegar um bolo na dona Adelaide antes das seis! JUCA pegou  o pacote que havia deixado no sofá da sala e Saiu de fininho sem ser visto, pois alguém já o esperava no portão para uma corrida de taxi. Ficou  imaginando o porquê  estariam fazendo um bolo!!

OLAVO e BENÉ conversam, ao telefone, sobre como o tempo passa rápido... "Parece que foi ontem que a gente se  conheceu e eu estava com 20 anos!" E, Imagine que aqui no escritório, ninguém se lembrou! Nem os Parabéns me deram! Esqueceram!

Mas Todos fingiam e davam a entender que nada acontecia por conta do aniversário.Tudo segredo.

Enquanto isso, JUCA que  é motorista de taxi,  estava levando  dois amigos para o trabalho numa cervejaria e  um deles perguntou:
- E aí Juca, você  vem na confraternização hoje, né ? Vai ser muito bom!! Começa ao meio dia ! Não  se esqueça  que Você foi convidado! O chefe liberou as bebidas, mas  Cada um traz  um prato de salgados ou doces. O quê Você vai trazer? JUCA  pensou  pensou  e se lembrou ! O bolo! Vou levar o Bolo!! Deixa o BOLO COMIGO!! E, Após deixar os dois amigos no destino, JUCA  corre até a vila onde mora dona Adelaide que iria fazer o bolo. Disse  que iria precisar  buscar o Bolo mais cedo, às 12h. Ela  concorda., pois o BOLO já  estava  quase pronto.JUCA Retorna então e  pega O BOLO LINDO, TODO CONFEITADO  e  vai  direto  pra festa do pessoal que o recebe maravilhado!! Que BOLO LINDO! ARRASOU!!!

À tarde,  JUCA chega em casa, de volta  da festinha. Vê o movimento  e Pergunta - Vai ter alguma festa?? Elas gritam "Hoje é o aniversário do OLAVO e vamos fazer uma Festa Surpresa .  Ele vai chegar do trabalho às 8 da noite e vai ter a Festança de surpresa!
Bené diz: -JUCA, corre na  Adelaide pra pegar o Bolo!!  Traz umas bolas pra enfeitar a sala, diz Bené, entregando-lhe o dinheiro para isso.
JUCA se desespera. Vou sim, Vou sim!! E sai em disparada, compra as bolas e com o troco vai até  a padaria  onde  compra um Bolinho que acabou de sair! Disse o padeiro.          
JUCA chega em casa com o bolinho ainda quente, põe na mesa  cobre com uma toalha e apaga a luz. Todos estão ocupados e nem veem o bolo.  JUCA começa a encher as bolas mas quase não  sobra bola boa, a medida em que elas vão enchendo, vão estourando, já que comprou  as bolas mais baratas pra sobrar troco para comprar o Bolo. Alguém grita que OLAVO está  chegando. Todos se escondem , as luzes apagadas e, quando OLAVO entra...  AS LUZES SE ACENDEM E OS PARABÉNS  COMEÇAM !!
Hora de apagar as velinhas! TIRAM A TOALHA  DO BOLO  E todos se espantam com   o bolinho pequeno !!
Juca abaixa a cabeça enquanto os convidados olham para ele e gritam :
Juca! Juca! CADÊ O BOLO JUCA!!!!!! É um corre-corre geral!

Jandiel
Jandira Leite Titonel
jandiel
Enviado por jandiel em 16/01/2024
Alterado em 02/02/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras